sábado, 8 de janeiro de 2011

Cerâmica

Relatório
Cerâmica

Pastas cerâmicas:
Alta temperatura ( 1200ºC): porcelana, grés, barro, refractório, etc…
Baixa temperatura (1000ºC): barro branco, barro vermelho, etc..

Ferramentas:
Teque de madeira;
Furador;
Teque de arame;
Rin (cartão de plástico);
Faca;
Garrote;
Rolo da massa.




Técnica da bola: Esta técnica é utilizada para fazer cabeça de fantoches, pequenos contentores etc. Usa-se o polegar e os 4 dedos. Primeiro faz-se uma bola, de seguida molda-se a dita bola criando uma parte côncava e outra parte convexa.




Técnica da lastra: Esta técnica usa-se para fazer caixas, maquetas (casas…), etc. A técnica baseia-se em espalmar o barro com a ajuda de um rolo e com duas réguas do mesmo tamanho, de maneira a que a lastra fique com a mesma grossura das duas réguas.



Técnica dos rolos: Esta técnica é utilizada para produzir objectos com formas cilíndricas (copos, jarras…). Usa-se os dedos para criar um rolinho, de seguida coloca-se o rolinho sobre uma base redonda (de barro), repete-se o mesmo processo até o objecto ficar do tamanho desejado.



Técnica do vazamento: esta técnica permite que as peças não rebentem ao longo da cozedura. Primeiro molda-se a peça, de seguida abre-se a peça ao meio e vaza-se. Quando a peça já não tiver qualquer barro no interior, cola-se as duas metades com a ajuda da lambuja. 



Secagem: Depois do barro seco fica duro, pois perde agua, contraí e fica com menos volume. Uma maneira de reciclar depois da secagem é, partir se aos bocados até ficar em pó depois colocar agua, mas não muita porque não torna-se lambugem.
                                                                             
Cozedura: em fornos de lenha, a gás, e eléctricos. Cerca de 7 a 8horas.


A peça tem que ir com 10cm maior porque com a secagem encolhe.

Sem comentários:

Enviar um comentário